DOCES
Cavacas da Prima Maria do Carmo
Ingredientes
500 g de farinha de trigo
2 dl de azeite muito bom
1 cálice de aguardente
meia colher de sopa de bicarbonato de sódio
18 ovos
500 g de açúcar
azeite para untar
Modo de preparo
Batem-se muito bem 11 gemas com 2 ovos inteiros. Junta-se depois em fio, e batendo sempre, o azeite, até se obter uma massa espessa e esbranquiçada.
Adiciona-se em seguida a aguardente e a farinha peneirada com o bicarbonato. Amassa-se tudo muito bem.
Em seguida, começam a juntar-se os restantes ovos, um a um, trabalhando a massa. Se esta não estiver bem branda junta-se mais um ovo.
Unta-se um tabuleiro com azeite onde se deita a massa com uma colher de sopa, devendo as colheradas ficar espaçadas umas das outras. Querendo, coze-se a massa em formas de queques untadas com azeite. Levam-se a cozer em forno brando, sendo esta cozedura bastante demorada.
Batem-se as restantes claras com o açúcar até se obter uma mistura bem espessa. Se as claras forem muito grandes, junta-se um pouco mais de açúcar.
Depois de frias, cobrem-se integralmente as cavacas com a cobertura de claras e açúcar. Põem-se a secar sobre uma camada de caruma de pinheiro.
Dicas: Esta é uma receita tradicional da Covilhã (Serra da Estrela - Portugal), sofre de cozinheira para cozinheira ligeiras alterações. Se não for possível achar a caruma do pinheiro, use papel manteiga para a secagem. Há quem aromatize a cobertura de açúcar com umas gotinhas de baunilha.