AVES
Frango com catupiry
Ingredientes
1 frango limpo, sem pele, cortado em pedaços
1 colher de sopa de tempero de alho e sal (pode ser do pronto)
pimenta a gosto
1 raminho de segurelha
4 ou 5 folhas de manjericão
2 colheres de sopa de vinagre branco
4 colheres de sopa de shoyu
1 colher de sopa de caldo de galinha em pó
pouco óleo para fritar
1 cebola ralada
1 colher (sopa) de margarina light
1 colher (sopa) de óleo (se usar margarina comum, não há necessidade)
4 tomates maduros sem pele e sem semente picados
1 colher (sobremesa) de caldo de galinha (ou 1 cubo)
1 xícara (chá) de purê de tomates
1 lata de milho verde
1 xícara de passas escuras
1 copo de requeijão light ou 1 pacote de catupiry
1/2 xícara (chá) de salsa picada
sal
Modo de preparo
Limpe e tempere o frango com o tempero pronto de alho e sal ou outro tempero preparado a seu gosto, o manjericão picado, o raminho de segurelha, a pimenta o vinagre e o shoyu e deixe descansar por uma hora, no mínimo.
Leve uma panela grande ao fogo para aquecer e vá fritando, com bem pouquinho óleo os pedaços de frango, três ou quatro de cada vez, virando-os para que dourem de todos os lados. Coloque-os aos poucos, senão junta água e o frango cozinha, o que não é nossa intenção. Quando dourarem, retire-os da panela e reserve-os.
Na mesma panela, coloque a margarina e o óleo e refogue a cebola até que doure. Junte os tomates picados, o caldo de galinha e refogue até que os tomates estejam molinhos. Junte o purê de tomates e o frango. Revolva bem, e vá pingando 1 xícara ou um pouco mais de água para que o frango cozinhe. Prove e acerte o sal. Deixe ferver uns 10 minutos e junte o milho verde.
Quando o frango estiver quase cozido, junte as uvas passas e a salsa.
Estando o frango macio, desligue o fogo. Escolha um refratário grande, forre-o com catupiry ou requeijão light e coloque o frango por cima, com todo o molho (deve ficar bastante molho, mas não aguado). Leve ao forno para que o catupiry derreta. Sirva com arroz branco e uma salada de folhas
Dicas: Se gostar que o catupiry apareça mais, coloque-o por cima, entremeando os pedaços de frango, meio afundados no molho para que derretam, dando sabor ao prato.
A escolha das ervas é pessoal. Se não gostar ou não tiver manjericão ou segurelha em casa, use outras ervas que acentuem o sabor e dêem mais perfume ao frango.