Foto de Zezé Pina
Cinema, Vídeo e Cultura
Zezé Pina
produção e divulgação

zezepina@utopia.com.br

Rua Araçatuba 660 – Alto da Lapa
Cep 05058-010 – São Paulo – SP – Brasil
Telefone: 3644-9554 – TeleFax: 835-3405
Celular: 9946-6524 – Pager: 5585-8000 cód. 1021083
Home Page: www.utopia.com.br/zeze

Atuo na área de cinema e vídeo, desenvolvendo trabalhos de produção, pós-produção, captação de títulos para distribuição no mercado, organização de eventos e promoções, assessoria de imprensa, divulgação e marketing.

1996-1998
Investor Services Projeto PRH-9
Serviços de consultoria e análise de mercado, desenvolvimento de orçamentos, elaboração da grade de produção, visando o atendimento do mercado nacional e internacional, para a implantação de produtora de vídeo e cinema em parceria com a Rádio e Televisão Bandeirantes e Sony Television. O projeto está sendo lançado no mercado financeiro para captação de recursos, junto a fundos de pensão, na ordem de US$ 100 milhões. A produtora pretende ser uma das maiores do país, atendendo além da grade de entretenimento da RTB os demais segmentos do mercado. Estão sendo aplicados US$ 20 milhões na aquisição de equipamento, sendo a verba restante destinada à produção. A produtora foi montada de forma a poder contar com todas as leis de incentivo vigentes no país.

1993-1998
Página 3 Assessoria, Marketing Divulgação e Promoção
Empresa própria de prestação de serviços, promoção e divulgação, pós-produção, tendo como clientes diversas empresas do mercado, como Sato Company, Veneza Filmes, Sight Educação e Comunicação, Oficina de Software, Ebradil - Empresa Brasileira de Distribuição de Livros etc. Criação e elaboração de releases e homepages, cartazes, rótulos para vídeo e demais materiais de divulgação, incluindo edição de trailers, divulgação junto às editorias de cultura dos diversos segmentos da mídia, promoção de eventos e participação em mostras, exposições, feiras etc.

1994-1996
Concorde/Tocantins Vídeo
Criação do selo clássico da empresa, adquirindo filmes de diretores consagrados, como Kurosawa (O Idiota, Dodeskaden, Os Sete Samurais), Luchino Visconti (Ludwig O Último Rei da Bavária), Ingmar Bergman (Gritos e Sussuros, Morangos Silvestres, Sonata de Outono, Cenas de um Casamento). Preparação para o lançamento: legendagem, capas, material de divulgação, material para equipe de vendas etc. Captação, produção e lançamento dos 9 vídeos do escritor Lair Ribeiro sobre auto ajuda para o mercado de homevideo.

1991-1993
Vídeo Arte/Playarte
Assessoria de imprensa e finalização de filmes para lançamento em cinema e vídeo, organização de estandes para feiras, recepção de artistas estrangeiros, representação da empresa junto ao Festival de Cinema de Gramado. Acompanhamento dos filmes em cinema, elaboração do circuito exibidor, montagem de trailers, legendagem e acompanhamento de dublagem etc.

1985-1991
Empresa Cinematográfica Sul
Gerenciamento do Departamento de Marketing, responsável pela divulgação dos 120 cinemas da empresa, promoção e lançamento de filmes, pós-produção de diversos filmes co-produzidos pela empresa, relacionamento com imprensa e critica especializada. Neste período participou da pós produção dos filmes Lua de Cristal, Quarup e um filme com os Trapalhões. Acompanhamento da montagem de cinemas da empresa (Paulista, Interlagos, West Plaza).

1989-1994
Centro de Estudos Cinematográficos Paulo Emílio Salles Gomes Cineclube Oscarito
Fundadora e Diretora. Tinha como atribuições captação de filmes, organização de ciclos e debates. Responsável pela sessão "A escola vai ao cinema" onde, além da exibição de filmes, eram feitas atividades lúdicas que faziam a criança interagir com o filme que tinha visto. O Cineclube Oscarito foi o segundo em São Paulo a operar em 35 mm, sete dias por semana, com 140 lugares.

1984-1988
Dinafilme Distribuidora Nacional de Filmes, CNC Conselho Nacional de Cineclubes
Organização da Jornada Nacional de Cineclubes de Ouro Preto, organização de mostras de cinema, captação de filmes, lançamentos, distribuição nacional e convênios com entidades no exterior, edição do catálogo do acervo.

1980-1985
Banco Financial Português Filial da Caixa Geral de Depósitos
Secretária Executiva da Diretoria (primeira funcionária contratada em São Paulo), montagem da filial e coordenação da inauguração, bem como demais funções do cargo.

1977-1986
Centro Cultural 25 de Abril
Organização de eventos festivos (shows musicais, comemorações, feitas) e culturais (Primeira Feira do Livro Português, organização de mostras cinematográficas).

1976-1978
Editora ABZ
Pesquisa iconográfica e bibliográfica para fascículos educacionais e revistas de cultura.

Referências empresariais
Art Filmes, Banco Financial Português, Concorde Vídeo, Ebradil Empresa Brasileira Distribuidora de Filmes, Elétrico Cineclube, Empresa Cinematográfica Sul, FJ Lucas, Grupo Severiano Ribeiro, Investor Services, Oficina de Software, PlayArte Pictures, Rádio e Televisão Bandeirantes, Sato Company, Sight Educação e Comunicação, Tocantins Vídeo, Veneza Filmes, Vídeo Arte.

Dados pessoais
Nascida em 22 de novembro de 1953, em Belmonte, Portugal (no Brasil desde 1961).
Casada, com três filhos.


Páginas Profissionais Sight Educação e Comunicação